Como se posicionar no mar usando um sextante? Primeira parte.

Esse instrumento fez parte das grandes descobertas, mas hoje em dia, com o GPS, o sextante foi praticamente abandonado.
Mas como funcionava esse instrumento maravilhoso, que permitia aos navegadores saber exatamente a posição no mar, com uma precisão relativamente boa?

O sextante depende de dois outros instrumentos: da bússola e do relógio. Então, antes de inventar o sextante, foi necessário inventar um relógio que funcionasse a bordo de um navio. Os relógios em terra, usavam um pendulo, em movimento constante, na terra, o referencial está parado em relação ao relógio. Mas quando colocado a bordo de um veleiro, esse relógio com pendulo de nada valia, pois com as ondas do mar o pendulo variava em sua trajetória, alterando a hora local, e tornando impossível ter a hora exata. Mas esta é outra história para este blog.

Vamos nos concentrar em usar um sextante para definir nossa posição no mar com longitude e latitude.

Ganhei recentemente um sextante do meu tio Fernando, que era o sextante do pai dele, Augusto Pereira, e muito me orgulha te-lo comigo. O sextante veio em uma caixa de madeira, e fora dado a seu pai pela formatura como guarda marinha na esquadra brasileira. Naquela época, ao se formar guarda marina, o sextante era dado ao aluno, com honras militares, como um prêmio.

O Sextante é do ano de 1898  e examinado e certificado pelo National Physical – Kew observatory – Laboratory de Richmond – Inglaterra – observatório do Rei em Londres.

Ele vem com filtros solares, para evitar queimar sua retina, na observação do nosso sol, e várias lentes diferentes, que, além da lua,  tornam possível ver astros menores, tais como as principais estrelas.

Na figura abaixo, presa na caixinha do sextante está descrito na última linha a correção a ser acrescentada na medida dos graus, para intervalos de 15°. Neste sextante específico, não há correções a fazer.

Muito bem. Como usa-lo?

Você vai precisar de um relógio, que esteja regulado para o horário de Greenwich -Inglaterra. No Brasil, estamos em GMT -3  ou seja, se aqui é meio dia, em Greenwich são 15 horas. Lá no leste, especificamente na Inglaterra, o sol nasceu primeiro,  e se estivermos no horário de verão, teremos GMT -2,  politicas governamentais à parte, usaremos sempre GMT -3, que é o horário do sol.

Então, se você estiver com dentro do horário de verão, saiba que 13:00h na realidade é seu meio dia. Faça essa conta ao usar o sextante.

Além do relógio, você vai precisar também de uma bússola, e o próprio sextante, e ainda do almanaque náutico. Se você não tem um almanaque náutico, você poderá usar uma calculadora científica comum para saber a declinação da terra.

polaris1

Se você estiver no hemisfério Norte, localizando a estrela polar, sua latitude é o mesmo grau da altura desta estrela em relação ao horizonte.

Saber a latitude no hemisfério norte, para os antigos velejadores era então canja. Os  Vikings chegariam à Inglaterra, saindo da Dinamarca e mantendo 56° norte com base na estrela Polar e velejando a oeste, e,  poderiam voltar a leste, para a Dinamarca, mantendo os mesmos 56 graus.  Mas, não, os Vikings não usaram a estrela Polar, nem um sextante. O sextante veio muito depois.

Desenho do instrumento Viking

Eles usaram um pequeno disco de madeira, com um pino transversal no meio e com ele, tentavam manter a sobra do pino projetada no disco, num angulo determinado. Fácil não é? Nem sempre… Mas a estrela polar não aparece para quem está no hemisfério sul. Nosso céu é diferente… outras estrelas são visíveis.

 

Fragmento deste instrumento.

 

 

56 ° em relação à estrela Polar no hemisfério Norte.

 

Os trópicos de Cancer e de Capricórnio.

inclinacaoterra

A terra tem um eixo inclinado em relação ao Sol.

tropicos4

O angulo formado entre o equador e o trópico tem 23° 27′.  Ou seja, no verão do hemisfério norte, o Sol passa exatamente sobre a linha do trópico de Cancer e no hemisfério sul, no verão, sobre o trópico de Capricórnio.

tropicos5

Então, chega de bla bla bla e vamos iniciar o cálculo. Um item muito importante é a declinação SOLAR. Calculando essa declinação, usaremos esta variável para os demais cálculos.

Passo 1. Calculando a declinação solar.

Se você tiver um calendário, uma folhinha comum, e numerar cada dia do ano (N) de 1 a 365 ou 1 a 366 para anos bissextos, poderá usar a formula abaixo para calcular a declinação (d) solar naquele dia.

d = 23.43 * sin [360 / 365 * (284 + N)]

Ou então usar o almanaque náutico para efetuar o cálculo. Ele já vem com a declinação para data e hora terrestre, de vários astros além do Sol.

 

Continua na parte II.

Uma resposta em “Como se posicionar no mar usando um sextante? Primeira parte.

Deixe um comentário